O engenheiro não foi fazer a visita na obra, e agora ?

Ola pessoal,
Como estão ?

Espero que bem, depois de 3 anos que efetuei o processo de financiamento de construção de minha residência posso dizer que tudo que passei valeu a pena. Todos os perrengues pelo processo burocrático de aprovação e empecilhos normais do dia-a-dia da obra valeram a pena praticamente foram esquecidos, e acredito que tudo que aconteceu, foi simplesmente um degrau a ser superado.

Nestes últimos anos anos recebo centenas de emails por semana, e na medida do possível, tento responder a todos. Aprendi muito nestes últimos anos, muito mesmo.

Esta semana recebi uma pergunta da leitora Valdirene. Segue imagem com o texto abaixo:



Caso a imagem não esteja muito visível, o resumo da problema foi: 
"Ela concluiu a primeira etapa da obra, conforme seu cronograma, e solicitou a visita do engenheiro para que este, efetuasse as devidas aferições na obra para que o dinheiro pertinente a etapa fosse liberada a cliente. Porem, depois de algum tempo, o engenheiro não apareceu, e ao procurar ajuda na agencia, a pessoa responsável por processos de "Habitação" estava em férias, e ninguém tinha conhecimento sobre o processo.  Ao conseguir contato com o Engenheiro, o mesmo informou que não recebeu nenhum comunicado para efetuar a visita na obra.  Com isso, a cliente está passando por dificuldades para arcar com os gastos da obra, que foram feitos neste primeiro mês com recursos próprios.  Ela informa, também, que não efetuou reclamação na ouvidoria pois teme algum tipo de represália e que procuraria por um agiota para levantar dinheiro".


Bom vamos lá...
Valdirene, bem vinda ao atendimento publico,...rs  

Infelizmente este é o tipo de atendimento que temos em algumas agências (na maioria ao meu ver). Por isso sou a favor de privatizar TUDO!!!! Tenho a impressão que a estabilidade de emprego que os órgãos do governo oferecem a seus funcionários os deixam preguiçosos. Bom, não sei...essa é apenas uma opinião muito superficial em relação ao atendimento publico bancário, mas vamos ao que interessa.

Tudo isso que está acontecendo é porque o malote contendo os documentos referentes ao projeto de sua obra foram extraviados. Comigo isso aconteceu 3(três) vezes !!!! 

Quando acontece isso, basta que a agencia enviei novamente as informações para a empresa de engenharia. Tudo que é enviado para o engenheiro são apenas cópias, ou seja, os verdadeiros ainda estão na agencia. 

O que vai para o Engenheiro é:
Projeto Arquitetônico, Planta e Planilhas físico financeiras(Lapela Cronograma de Obra).  Em posse destes dados, eles irão até sua obra e farão as aferições. Dentro de uma semana(no máximo) o dinheiro estará na conta (*** O dinheiro cai na conta da obra, que só o gerente tem acesso, caso demore para você receber, entre em contato com a agencia para que eles efetuem um comando para que esse valor seja transferido a sua Conta Corrente.  Os gerente simplesmente esquecem de fazer este processo e você fica esperando sem saber o que acontece, fique atenta).

O prazo máximo de recebimento do malote após postagem, por parte da engenharia, é de 48h. Depois de recebido, a engenharia tem outro prazo máximo para efetuar a aferição, ou seja, se não der problema, o processo é rápido.

A primeira visita do engenheiro é a mais complicada, mas depois, as demais já ficarão pré-agendadas, e isso facilita. Quem solicita a visita(mesmo pre-agendada) é a agencia, então, pra não ter problemas, quando faltar uns 3 dias, entre em contato lá e informe que eles já podem realizar a solicitação. Isso o ajudará.

Sobre efetuar reclamações na OUVIDORIA DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, não tem problema algum, muito pelo contrário, é extremamente necessário que você abra esta reclamação, senão, a coisa não anda. Fique tranquila que não haverá represália não.

Caso estes problemas lhe cause prejuízos financeiros, procure um advogado e solicite a restituição deste valor através da justiça.

Abraço!
Geraldo 

Comentários

  1. Geraldo...tenho uma dúvida. .qual o prazo máximo para liberação do dinheiro após a visita do engenheiro? O engenheiro fez a terceira visita há mais de 10 dias e até agora nada de dinheiro..Vou na caixa e eles fala q o engenheiro precisa enviar o relatório. Gostaria de saber esse prazo P ligar lá na ouvidoria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demora em media 5 dias corridos, porem, não há formalidade alguma a respeito de uma data minima, pelo menos que a CEF divulgue.

      Abraço
      Geraldo

      Excluir
  2. Olá Geraldo! Gostaria de saber se o engenheiro avisa a ida na obra ou se temos como saber, assinei o contrato ha 1 mês, e minha obra esta atrasada, não sei se o engenheiro ja fez a visita ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E empresa de engenharia possui todos os dados pertinentes a obra, inclusive os dados do proponente. A primeira vez, geralmente eles alinham a visita, já a outra não. Mas aí é questão de você combinar.

      Att,
      Geraldo

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Tenho um blog de construção, apesar de tratar também de temas financeiros e pessoais. Podemos nos adicionar no blogroll? Tenho interesse em acompanhar este tema de Construção sempre. Obrigado! Viver de Construção - viverdeconstrucao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Geraldo, muito boa a sua maneira de abordar o tema!!
    Gostaria de saber se o engenheiro preencheu o orçamento com valores de mercado, ou obrigatoriamente utilizou os preços da tabela SINAPI???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola É uma mescla de tudo, inclusive dos valores regionais da obra.

      Att,
      Geraldo

      Excluir
  5. Ola amigos. Na teoria é muito bonito. Porém na pratica é uma catástrofe. Moro em Sao Paulo - Guarulhos. Não existe uma agencia que quis me ajudar nesta questão de financiamento de construção. São varias desculpas, ouvi varias delas. A ultima foi que a caixa financia somente o terreno e construção quando solicitados juntos. No meu caso o terreno ja esta em meu nome. Não sei mais o que fazer ou a quem recorrer. Estou pensando no Credito Imóvel próprio que tem as taxas bem mais alta. Me Ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo03 fevereiro

      Mentira deslavada! a caixa financia somente a obra sim, e na maioria dos casos é até mais facil conseguir o financiamento quando voce ja tem o terreno em seu nome, porque a garantia do banco com relaçao ao dinheiro que ele vai emprestar é maior. Com certeza foi má vontade do pessoal.

      Excluir
    2. Anônimo31 março

      Prezado somos a Construbank uma empresa especializada na obtenção de crédito para construção residencial
      Acompanhamos o processo desde a elaboração do cronograma físico financeiro ate o termino da obra
      segue nosso site
      www.construbank.com.br
      Obrigado

      Excluir
  6. Anônimo03 fevereiro

    Amigos,

    Trabalho em banco público e vou dar uma dica de ouro. Não confiem na nossa eficiência. Quem não é visto não é lembrado, se você não estiver na nossa frente sempre cobrando o seu financiamento ele não vai andar, são muitas propostas que chegam e claramente não temos condições de atender a todas e fazemos a aquelas que ou têm valor mais alto e vai contar na nossa meta ou aquelas que sempre estão no nosso pé perguntando.

    Não tenham medo de ligar para o 0800 ou para o BACEN fazer reclamação. Essas reclamações chegam na mesma hora no e-mail de todos com prazo pra responder se não a agência é prejudicada.

    Infelizmente o caso da colega deve ter sido por ter começado a obra estar com muita atenção acompanhando ela e deixar de lado essa insistência na agência, nunca esqueçam disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente esclarecimento.

      Muito obrigado!

      Abraço!
      Geraldo

      Excluir
  7. Olá! Estou na fase de planejamento de obra de construção da minha casa. Em uma construção de residência com financiamento pela CAIXA Econômica Federal em 6 meses, posso afirmar que a liberação é de entorno de 30% no dois primeiros meses e 10 % nos quatros últimos? Se não, qual o percentual do total liberado? Já peguei alguns orçamentos, mas ninguém passou o percentual em média por mês.

    ResponderExcluir
  8. Amigo,

    Quem vai dizer é a planilha de cronograma físico-financeira da sua casa. Ela que diz quais são as etapas da construção da casa, quanto tempo cada etapa e quanto é gasto com cada uma dela. Esses dados serão vistoriados pelo engenheiro da Caixa, que fará as medições e dizer quantos porcento das etapas foram feitos e o dinheiro é desembolsado de acordo com o que ele colocou em laudo.

    A planilha é uma projeção feita por você/engenheiro contratado. O desembolso real quem vai autorizar é o engenheiro da CAIXA que fez a vistoria.

    ResponderExcluir
  9. Prezado Geraldo, há cerca de 2 semanas conheci o seu blog e desde então não paro de ler as suas postagens bem como os comentários e perguntas dos leitores. Estou com um projeto para construção e como a maioria dos leitores, encontrei o seu blog pela falta de informações sobre financiamento para construção na CEF, ai a gente apela para o GOOGLE. Não sei se vc ainda tem disposição e ânimo para tirar algumas dúvidas como em 2013. Aprendi muito sobre o financiamento com a leitura integral do blog, o que já dá para facilitar minha vida, mas me restou algumas perguntas. Bom se vc tiver um tempo livre e ainda se lembrar, eu agradeço a ajuda. Vamos lá:

    1º Pergunta: Para apresentar a documentação na CEF vc mencionou o projeto arquitetônico. Não é precisa apresentar o projeto estrutural?

    2º Pergunta, sobre as planilhas de acompanhamento:

    2º A - A planilha tem que ser elaborada obrigatoriamente pelo engenheiro responsável pela execução da obra ou pode ser qualquer engenheiro ou qualquer pessoa?

    2º B - A planilha e só informativa ou precisa ser assinada?

    2º C - Valor total da obra será 350 mil, 200 mil financiado e 150 mil com recursos próprios (entrada), nesse caso a planilha deverá ser preenchida com o valor total da obra ou somente com os custos até o valor do financiamento?

    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola vamos lá!

      1º Pergunta: Para apresentar a documentação na CEF vc mencionou o projeto arquitetônico. Não é precisa apresentar o projeto estrutural?
      Resp.: Apenas pelo projeto Arquitetônico é possível mensurar a estimativa de custo de sua obra, porem, se sua seu projeto não estiver dentro dos padrões aceitáveis, a engenharia da CEF poderá solicitar este projeto. Particularmente, em minha opnião, o projeto Estrutural é o único que você não pode deixar de ter.


      2º A - A planilha tem que ser elaborada obrigatoriamente pelo engenheiro responsável pela execução da obra ou pode ser qualquer engenheiro ou qualquer pessoa?
      Resp.: A planilha pode ser elaborada por outra pessoa sim, inclusive se precisar, mande-me um email a respeito disso "geraldorodriguesjr@gmail.com". Com a planilha devidamente elaborada, seu engenheiro/arquiteto deverá apenas validar as informações e assinar.


      2º B - A planilha e só informativa ou precisa ser assinada?
      Resp.: Precisa ser assinada


      2º C - Valor total da obra será 350 mil, 200 mil financiado e 150 mil com recursos próprios (entrada), nesse caso a planilha deverá ser preenchida com o valor total da obra ou somente com os custos até o valor do financiamento?
      Resp.: Na planilha deve haver os dados especificos dos custos de execução da sua obra.


      Boa sorte em seu financiamento!

      Abraço
      Geraldo

      Excluir
  10. Excelente Matéria, muito útil as informações aqui obtidas, Parabéns!!
    www.marmorariaemgoiania.com.br

    ResponderExcluir
  11. Geraldo,

    Sabe me dizer se o novo limite de valor do imóvel de até 1,5 milhões se aplica também para utilização de FGTS na construção de imóvel novo?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Geraldo,

    Primeiramente os meus parabéns pela excelente iniciativa de ajudar aos outros. Eu realmente optei pelo modelo de financiamento da construção após ver a sua experiência com o assunto, muito obrigado.
    Tenho uma dúvida quanto ao valor pago de reembolso nas parcelas. No cronograma físico financeiro, o valor utilizado é o total gasto com a obra, sendo Recursos próprios + valor financiado, no caso do reembolso, como fica o valor de cada parcela? Supondo que o valor total da obra fosse de 100 mil, sendo 50 mil de recursos próprios e que a construção fosse dividida em cinco parcelas. No cronograma estaria 5 parcelas de 20 mil, pois é feito com o valor total, porém, 50% é recurso próprio, neste caso, a caixa pagaria 10 mil referente a parcela de 20 mil? Ou a Caixa pagaria integralmente até completar os 50 mil financiado?
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo30 março

      Pelo que entendi colega, na planilha vai constar a despesa total com a obra. Se na planilha diz que vc vai gastar 100 mil para executá-la, é isso que a Caixa vai te repassar. Se vc colocou do seu bolso pra dar andamento a obra, vc será reembolsado.

      Excluir
  13. Anônimo30 março

    Esse blog foi a luz que eu pedi!!! Foi muito importante pra mim as informações deste blog e os links que vc colocou no post sobre o financiamento. Li em um dos blogs que vc recomendou que da até pra colocar todas as despesas da obra, fazer uma economia na pesquisa de preço e sobrar uma graninha no final da obra, pra reembolsar todas essas despesas extras.
    Como não tenho nenhuma muita noção de custo de construção, tenho uma dúvida: Tenho hj 20 mil. Esse valor seria suficiente para arcar com as despesas burocráticas em cartório, prefeitura e taxas ate a aprovação do financiamento e talvez fazer uma primeira etapa da construção, por exemplo o alicerce?

    ResponderExcluir
  14. Anônimo19 abril

    Geraldo,
    boa tarde..
    Conclui a primeira etapa da minha obra..
    liguei na agencia da caixa, falei com o gerente da minha conta e solicitei a 1° vistoria do engenheiro a obra, no dia 12/04/2017
    O gerente me informou que não há uma previsão para a vistoria acontecer e nem mesmo sabe quem será o engenheiro responsavel. Estou perdida e muito preocupada, ainda que se trata da 1° visita, poderia me informar se quando este engenheiro vir visitar a obra se eu serei informada da visita?
    no meu caso o fiz financiamento de aquisição/construção.

    Desde já agradeço.

    Larissa -PR

    ResponderExcluir
  15. Ola Larissa, tudo bem ?

    Esta informação não procede, abra uma ocorrência na Ouvidoria da Caixa solicitando mais detalhamentos sobre o prazo de vistoria para esta linha de financiamento.

    A informação que tenho é, a agencia sabe qual empresa ira efetuar a vistoria sendo assim, eles tem esta informação.

    Quando a empresa de engenharia recebe o malote com os documentos necessários para realizar a vistoria existe um prazo maximo para que esta devolva todas as informações necessárias a agencia.

    Abraço!

    Geraldo

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde !

    Estou na fase de construção, na 4ª etapa para ser precisa, em virtude da chuva provavelmente não conseguirei finalizar o que está sendo solicitado no cronograma, neste caso o que posso fazer para prorrogar a data da visita???

    No aguardo de resposta.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Aline,
      Comigo aconteceu a mesma coisa no quinto mês de obra (ou quinta etapa). Porem, tratava-se de um pequeno atraso na colocação das portas e janelas.

      Neste caso, entrei em contato com a agencia e peguei o contato da empresa de engenharia, e solicitei que a visita fosse postergada em 10 dias.

      Após a primeira visita, todas as demais ficam "pré-agendadas" para o mesmo dia do mês, sendo assim, é possível ter esta conversa com o engenheiro e explicar a situação.

      O problema em relação a isso, é que seu pagamento também será postergado, já que ele só é efetuado mediante o laudo do engenheiro.

      Abraço!
      Geraldo

      Excluir
    2. Ola Geraldo,
      Muito obrigada pela ajuda, me informaram que seria necessário fazer uma carta e apresentar na agencia, conforme você diz não é necessário. Vou até Caixa para pedir o contato da empresa de engenharia e solicito diretamente a prorrogamento, correto ?

      Quanto ao dinheiro, melhor que atrase uns dias ao invés de ter que pagar uma nova visita né rs!

      Você tem sido de muita ajuda !
      Obrigada

      Excluir
  17. Geraldo, boa noite,

    Ótimo blog, estou começando a ler, pois quero em breve construir minha casa, meu casamento está próximo, rs. Uma pergunta que já foi feita, mas gostaria de refazer com um adicional:

    Uma vez que o engenheiro/arquiteto fez o orçamento, com base em SINAPI, valores locais e outros, deve haver comprovantes de onde os preços foram coletados, alguma memória ?

    ResponderExcluir
  18. Anônimo27 junho

    Olá, boa tarde. Quais os valores que pago pelas visitas do engenheiro?

    ResponderExcluir
  19. Olá Geraldo

    Nas medições é necessário a apresentação de todas as notas fiscais referentes aos materiais usados na etapa medida?

    Abraços

    Marcelo Silva

    ResponderExcluir
  20. Boa noite!
    Por dois meses seguidos foi descontado de minha conta da caixa R$400,00 referente a visita do engenheiro, mas ninguém na obra sabe dizer se ele apareceu ou não! O dinheiro da construtora ainda não saiu NADA e estão cobrando de mim porque a obra ja esta na terceira fase e nem a primeira receberam, Vou na CAIXA e um gerente está em férias e o que está la, não sabe responder (difícil assim, né?).
    Telefono para a agencia e a atendente fala que outro gerente vai me ligar, e nada!
    Outra duvida, recebi uma planilha contendo um valor de financiamento e no contrato com a construtora é um valor menor. Fui no correspondente caixa para ver qual valor prevalece e me disseram que é o do contrato.
    Nossa que confusão. O que faço? Ouvidoria?
    Sem mais obrigado.

    Geraldo/ Piracicaba/ SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Amigo,

      Se a taxa foi debitada em sua conta, pode ser que o documento de liberação (laudo) que o engenheiro gera no ato da vistoria(na obra) tenha extraviado. O problema é que sem o laudo a Caixa não libera o dinheiro. Minha dica é sempre voce solicitar a Agencia o contato da empresa que vistoriará a obra, pois aí vc pode solicitar o reenvio do laudo nestes casos.

      Mas a dia principal é "OUVIDORIA DO BANCO CENTRAL", não tem crise, abra sem medo!

      Abraço!
      Geraldo

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como Financiar sua Construção pela Caixa Economica

[CEF] - Como cadastrar a Obra na Receita Federal (CEI)