Retomando o Blog a todo o vapor!!!

Olá a todos (as),  como estão!?
Nós estamos bem, Graças a Deus!!

Primeiramente gostaria de agradecer a todas as pessoas que me mandam e-mails agradecendo pelo blog. Mesmo 1 ano após o termino de nossa casa, ainda recebemo em média 10 emails por dia(isso mesmo, no mínimo 10) referente a duvidas pertinentes ao financiamento e agradecimentos pelas informações transmitidas no blog. Já fui contactado até mesmo por correspondentes da Caixa e funcionários  da área de atendimento para trocar ideias sobre esta linha de financiamento que mais parece um quebra cabeça as vezes.

Sendo assim, estou juntando uma serie de tópicos, nos quais considero de extrema importância para aqueles que desejam construir ou financiar uma obra (com financiamento Caixa Econômica Federal ou não). Aguardem.

Ao longo de mais de 250Mil acessos a meu blog, as perguntas mais frequentes nos emails que recebo são:

1) - Geraldo você é construtor ?
Resp.: Não

2) - Você atua como agente correspondente Caixa ?
Resp.: Não

3) - Você poderia passar os contatos de quem realizou sua obra ?
Resp.: Claro, se vocês estiverem nas proximidades de Atibaia-SP (70km de SP), sem problemas.

4) - Você conhece quem elabore as planilhas de Cronograma Físico Financeiras da Caixa ?
Resp.: Sim, mande-me um email para um orçamento.


Não se esqueça de deixar um "oi" no campo de recado para que eu possa ter noção de quantos visitantes passaram por aqui!

Um grande Abraço a Todos (as)

Geraldo R. Junior

Comentários

  1. Bom dia Geraldo,

    Tenho um terreno e gostaria de saber detalhes de financiamento pela caixa e/ou. da aquisição de materiais e mão de obra. Vou começar o ano que vem. Já tenho o projeto em mãos, são mais ou menos 180 m2, num terreno de 300m2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola tudo bem ? Acesse a pagina:

      http://nossacasa2013.blogspot.com.br/2013/02/dicas-para-financiamento-de-construcao.html

      Nela, você terá todo o conteúdo necessário que você precisa ter para poder financiar sua obra pela Caixa. A dica inicial é que confirme o valor que você consegue pegar em relação a sua Renda e começe a trabalhar para encaixar sua construção dentro deste valor.


      Abraço!
      Geraldo

      Excluir
  2. Agora com as novas regras da CEF, para esse financiamento, temos que dar 15% de entrada, a pergunta é: O valor do terreno (valor na matrícula) vale como essa entrada

    ResponderExcluir
  3. olá, muito bom seus posts. Já pensei em desistir diversas vezes e optar pelo financiamento em credito pessoal, mas o juros é altissimo.meu ultimo entrave vou o tal do inss, mas já vi q posso recolher mensalmente sobre o mínimo. Meu marido esta muito preocupado, achando que vai isso vai atrasar nossa obra, por conta das visitas do engenheiro e de uma eventual greve no banco. Como foi com vc? vc aconselha q eu siga em frente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, o Credito pessoal é muuuuito menos vantajoso, nada é menor que o juros do financiamento mobiliário. Se você tiver que optar por outra coisa, siga na linha do financiamento residencial(casa já pronta). Mesmo que menor ou mais em conta, dentro de 10anos você poderá já ter quitado e terá um patrimônio seu.

      Se seu sonho é este, vá atrás e não desanime não.

      Abraço!

      Excluir
  4. Olá Geraldo, conheci seu blog hoje e não consigo parar de ler. Temos um terreno financiado pela Caixa. Colocamos um apartamento a venda e pretendiamos usar o valor obtido para iniciar a construção, mas esse valor nao é suficiente para concluir a obra e ter o habite-se. Contudo, o referido valor dá para quitar o terreno. Então, pensei em pesquisar a fundo o assunto. Seu blog está sendo importantíssimo. Sei que vc já concluiu sua obra, mas será que vc sabe se outras pessoas conseguiram não disponibilizar valor pelos 10% (alguem disse no seu blog que é 15%, mas o simulador aponta os 10%), usando o valor do terreno para isso?? Gostaria, também, de sua indicação para um profissional experiente nessas planilhas da Caixa. Só que moraramos em Curitiba. O projeto da nossa casa está em fase final de aprovação na prefeitura. Até o final deste mês o Alvará já deve estar pronto. Agradeço desde já o seu apoio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana para a elaboração de planilhas no formado CEF mande-me um email: geraldorodriguesjr@gmail.com Para utilizar o terreno como entrada, basta você solicitar na agencia um Financiamento de Reforma e Ampliação ao invés de Construção.


      Abraço!
      Geraldo

      Excluir
    2. Rosana, esse terreno já é seu ou vc irá incluir no financiamento?

      Excluir
  5. Oi Geraldo,
    Estou lendo seu blog e confesso que me surpreendi com os detalhes de informação muito preciosos, para quem está nesse processo.
    Estou na fase do projeto arquitetônico já finalizado. Agora meu arquiteto está preparando o hidráulico, elétrico e o cronograma. Daqui pra frente será um gasto tremendo....
    Meu financiamento será terreno + construção. Você sabe informar a porcentagem que a caixa cobra sobre o valor do terreno?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Magali, que bom, já está praticamente pronta para iniciar a obra.

      Então, não entendi muito bem sua pergunta "Percentual sobre o valor do terreno".

      De uma especificada melhor que tentarei ajudar.

      Geraldo

      Excluir
  6. Olá, Geraldo! Já conhecia o seu blog, pois no final do ano passado realizei algumas perguntas, mas o nosso blog era outro, e decidimos fazer um blog para guardarmos todas essas etapas de financiamento e obra. Vendemos nossa casa, e com o dinheiro quitamos o terreno, e pagamos toda a documentação da escritura, e ainda sobrou um pouco. E já finalizamos o projeto e temos o alvará da Prefeitura. Também cancelamos nossa conta em outra agência da caixa da nossa antiga cidade, e abrimos outra. Enfim foram coisas que demoraram para finalizar, pois não tínhamos ninguém para nós orientar, e tivemos o azar de pegar um correspondente horrível e péssimo de serviço, e ficamos atrás dele desde novembro de 2014. Tive as orientações mais adequadas no seu blog, por isso já temos as documentações, e somente agora há uma semana trocamos de correspondente, e agora sim o processo irá andar. Você também teve problemas com correspondentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, eu não tive problemas com correspondentes porque não tive...rs

      Eu fiquei durante 5 meses indo todos a agencia e solicitando informações, quando juntei todos os documentos necessários e levei até a agencia, todos os funcionários que até então estavam lá, haviam mudado de agencia. E nessa, praticamente precisei 'explicar' como era o financiamento para o pessoal de lá. Com base neste cenário, foi fácil adquirir um bom conhecimento nessa linha de crédito.


      Abraço
      Geraldo

      Excluir
  7. Parabéns pelo Blog, Geraldo! Está ajudando muita gente, inclusive eu! O conteúdo é direto e prático, nota dez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, que bom que está sendo útil!

      Excluir
  8. Boa noite Geraldo,tenho uma duvida..tenho um terreno financiado pela construtora,saldo devedor deve estar em 37mil...o valor dele está entre 50mil a 55mil.....
    Minha duvida é....se ele for avaliado em 55mil....a Caixa paga os 37mil do saldo devedor,e usa a diferença,no caso 18mil como entrada?
    Outra duvida,ela libera 115mil, dos 115mil eles tiram 55mil (valor do terreno avaliado pelo engenheiro da caixa) e o que sobrar é pra construção?

    ResponderExcluir
  9. Anônimo13 novembro

    Boa Noite Geraldo,

    Primeiramente gostaria de lhe agradecer pelos posts .

    Sobre o preenchimento da planilha onde consta os materias que serão utilizados. Esses devem ser detalhados com Marca, Tamanho, Preço, etc ... ?

    Grato.
    Cassio Moreira

    ResponderExcluir
  10. Geraldo, caso tenha tempo, você poderia fazer um resumo das etapas?

    Algo como um organograma simples ajudaria bastante para que possamos saber o que fazer a seguir...

    Vou dar um exemplo (exemplo mesmo, sei que está provavelmente errado)

    1- aprovação do crédito
    2- criação da planilha
    2.1 documentos necessários
    3- inss
    3.1 passo a passo para pagar inss
    3.2 comprovante de pagamento
    3.3 (...)
    4- iss
    (...)
    5- habite-se

    Espero que tenha entendido minha ideia, abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marco,
      Na verdade todo este processo está descrito na primeira pagina do blog.

      Mas vou dar uma resumida nestes itens para facilitar sim.

      Abraço!
      Geraldo

      Excluir
  11. Boa tarde Geraldo,

    Primeiramente parabéns pelo Blog, me tira uma dúvida, estou dando inicio no financiamento junto a um correspondente da caixa, já tenho o terreno escriturado e registrado, peguei essa semana o alvará de construção na secretaria de obras, e segundo o correspondente da caixa, as planilhas tem ser preenchidas e assinadas por um engenheiro e a minha obra também tem que ser realizada por ele, isso procede? Pois se já tenho o projeto aprovado eu mesmo não posso procurar um construtor para realizar minha obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael,

      O cronograma trata-se de um documento que é entregue junto com todos os documentos necessários para aprovação do financiamento com a caixa.

      Este documento deve ser elaborado/assinado pelo engenheiro/arquiteto responsável pelo projeto/acompanhamento da obra.

      Depois de pronto este cronograma,você deve entregar para seu construtor para que tudo que seja realizado em sua construção, esteja de acordo com o que foi previsto neste documento.

      Lembrando que toda obra deve ser acompanhada por um engenheiro.

      Att,
      Geraldo

      Excluir
  12. oie! to acompanhando sim! começando agora a mexer com terreno para construir.

    http://sonhandocomacasanova.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Geraldo!

    Ano passado quando iniciei as pesquisas sobre este tipo de financiamento, conheci o seu blog que foi muito útil para que eu conseguisse o financiamento através da Caixa. Hoje estamos entrando no sétimo mês de obra (previsão de 12 meses pelo cronograma). Tira uma dúvida para mim: Quando o Engenheiro da Caixa fazia as medições e num determinado mês você estava adiantado na obra, a agência pagava o valor correspondente ao mês somente ou pagava o percentual medido à maior? Será que se eu ligar na ouvidoria consigo receber o valor medido?

    Deixo meu convite para você visitar meu blog e conhecer minha casa: www.minhacasanobarranco.com.br

    Abraços
    Juliana Monteiro - MCNB
    www.minhacasanobarranco.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Juliana,

      Caso você esteja adiantada, é possível sim que você receba o percentual executado, desde que, seja maior que 50% da etapa seguinte.

      No meu caso, eu sabia quanto receberia exatamente em cada mês da obra, no 4 mês, eu adiantei o cronograma e isso me atrapalhou bastante, pois perdi a previsão de entrada.

      Abraço!
      Geraldo

      Excluir
  14. Ola, adorei as dicas blogs, realmente são muitas duvidas.

    ResponderExcluir
  15. Prezado Geraldo, parabéns pelo blog, está sendo muito útil. Estou juntando a documentação para financiamento da obra. Tenho uma dúvida que talvez seja meio boba, mas que ninguém ainda conseguiu me esclarecer. No meu caso, a Caixa financia até 90% da obra, sendo que os 10% são a minha contrapartida. Sempre tenho que ter algum dinheiro na frente, pois a Caixa só paga após a medição. Do ponto de vista contábil, como fica o desembolso dessa contrapartida? A cada medição que a caixa faz (digamos, de R$ 10 mil), ela me reeembolsa somente 90% da medição (R$ 9 mil)? Ou a contrapartida ocorre concentrada em algum momento da obra (no início ou no fim)? Você teve esse problema? ou seu financiamento foi de 100%? Desde já agradeço e novamente parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de esclarecer isso com a minha gerente. Funciona assim, se sua obra for financiada com 90 porcento de recurso da caixa, então 10 porcento são seus recursos. Então sua obra tem Q estar 10 porcento pronta, para Q a partir daí a caixa comece a financiar integralmente os 90 porcento! Deu P entender? Rs

      Excluir
  16. Oi Geraldo, cheguei ontem por aqui tenho 40 anos , prof rede publica e ainda não consegui comprar mi ha casa , Pode me repassar seu e-mail p tirar dúvidas achei esse blog uma verdadeira prestação de serviços, Obrigado Edna

    ResponderExcluir
  17. Oi Geraldo,estou passando por aqui sempre, nem o terreno compramos ainda , Todavia ao inciar a leitura no seu blog me motivei a criar uma planilha e estou caminhando para um planejamento que com certeza ainda este ano vai me possibilitar a realização desse projeto, Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  18. Parabéns companheiro. Iniciei uma obra na qual comprei um terreno juntamente com meu sogro, e iremos construir uma casa unidomiciliar, porém, com 2 pavimentos "independentes". Temos o Alvará de Construção, projetos arquitetônicos e complementares, além do projeto estrutural (por ser uma construção em um declive). Seus comentários realmente tiraram muitas dúvidas minhas (li todos os tópicos). Vou partir para a guerra agora. Tenho que criar a planilha orçamentárias e o cronograma físico financeiro (até o momento apenas um profissional que me passou um orçamento de R$ 4250,00 - achei bem caro); também não registrei a Obra, não sabia d CEI e nem como fazer; tô fazendo a obra com um mestre de obra e sua equipe. Tô pensando em cadastrar parte da equipe e não todos. Justamente devido a exigência da caixa ao final do processo. Não sabia que tinha que fazer o registro do contrato logo no início do processo. Outra situação que não sabia era que não poderíamos utilizar o FGTS caso tivéssemos outro imóvel (o AP dos pais dela estão no nome dela - me quebrou). O terreno está em nome dos 4
    (eu, meu sogro e as respectivas esposas), o que vai complicar meu financiamento devido a idade do mais velho - 60 anos.

    ResponderExcluir
  19. Meu irmão é engenheiro mas como trabalha com aquífera não sabe muito essa área. Tô pensando em colocá-lo como executar da obra para tocar o barco e a parte dos projetos, que você mencionou que a própria caixa fornece. Será que a gente retirando essas planilhas, eu sentando com ele e com o arquiteto, a gente não consegue destrinchar isso? vou tentar!!!

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelo blog! De vez em quando venho aqui para reler seu post sobre financiamento de construção pela Caixa.
    Estou pagando terreno com financiamento também pela Caixa. Assim que terminar, entrarei na via crucis do financiamento da construção.
    Até lá, estou lendo sobre o assunto e jogando na mega-sena, vai que.... rs
    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  21. Diego cedraz, acredito Q conseguem sim. As minhas arquitetas fizeram sem nenhuma experiência! Mas dá um pouquinho de trabalho!

    ResponderExcluir
  22. Oi Geraldo. Fui até um correspondente da caixa para financiar minha construção + quitação de terreno. O terreno já está registrado em meu nome, porém está alienado junto a incorporadora até ser quitado. Queria colocar o terreno para financiar junto com a construção, mas o correspondente disse que não será possível, visto que está alienado, mas está em meu nome, ou seja, se o terreno estivesse alienado e ainda no nome da incorporadora, eu poderia financiar pela CAixa...procede esta informação???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, para realizar o financiamento da construção da casa pela Caixa, o terreno não pode estar alienado pois o mesmo é usado como garantia do empréstimo. Ele precisa estar sem qualquer ônus.
      Estou na mesma situação. Economizando os centavos para quitar logo o financiamento do terreno. rs

      Excluir
  23. Boa tarde, Geraldo, tudo bem?

    Estou entrando em contato através do blog nossacasa2013.blogspot.com.br para saber se vocês aceitam guest post, pois tenho um blog de financiamento e gostaria de divulga-lo. Já entrei em contato com você uma vez.

    Desde já agradeço.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  24. Olá Geraldo,gostaria de lhe parabenizar pela riqueza de detalhes e informações que seu blog contém e também pela sua dedicação a ele.Abraça.

    ResponderExcluir
  25. Olá Geraldo,gostaria de lhe parabenizar pela riqueza de detalhes e informações que seu blog contém e também pela sua dedicação a ele.Abraça.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Parabéns pelo blog
    Me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  28. Quero muito poder conseguir este financiamento, mas a caixa está alegando que utilizei financiamento... Para aquisição casa própria em 2000.

    Atualmente possuo terreno quitado e projeto arquitetônico aprovado. Como conseguir financiamento se em Belo Horizonte está sendo colocada muita dificuldade?

    ResponderExcluir
  29. Olá, boa noite. Poderia me mandar contato para aquelas benditas planilas da Caixa? janainasilmara@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. oi Viviane Silva, eu acabei de assinar meu contrato. Tambem peguei financimanto para casa propria em ha uns quatro anos, ja quitei quando vendi meu imovel. nada disso interferiu para q eu pegasse o financiamento. Se este for seu caso, liga pra ouvidoria, e relata o caso q logo te ligam de volta. eu fui empurrado por varias agencias com o argumento de que eles não faziam esse financiamento, mas não é verdade, é pq dá muito trabalho. foi so eu ligar para ouvidoria que imediatamente me retornaram. Mas demoraram 5 meses para chegar essa maldita assinatura.

    ResponderExcluir
  31. Oi Geraldo!
    Estou aguardando sair o alvará de construção da prefeitura da minha cidade e enquanto isso peguei as planilhas da caixa, mas estou com dúvidas no preenchimento.
    Há alguns serviços que não estão descritos na planilha; como vou incluí-los no orçamento? A planilha pode ser alterada para incluir estes serviços?
    novoleandro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo,
      Poderia, por gentileza, enviar as planilhas que voce recebeu da caixa para eu dar uma olhada ? Voce já concluiu a sua obra ?

      Abraço
      Cassio Moreira

      Excluir
  32. Geraldo,

    Muito com o blog, parabéns pela casa.
    Você pode me enviar sua planilha já preenchida para servir de exemplo no preenchimento da minha.

    Abraço

    ResponderExcluir
  33. Anônimo24 julho

    boa noite, estava pesquisando sobre financiamento de construção e acabei parando no seu blog (pra minha sorte kkk) gostaria de saber se a caixa faz este mesmo financiamento para construção de sobrado?
    obrigado!

    ResponderExcluir
  34. Anônimo22 setembro

    prezado Geraldo
    temos uma empresa que atua no setor imobiliário atuamos em todas as fases do credito para construção e reforma imobiliária,desde a parte documental, levantamento do credito e acompanhamento da obra
    gostaria de saber se posso divulgar meu site para auxiliar os interessados em obter credito para reforma e construção
    grato

    ResponderExcluir
  35. Anônimo22 setembro

    segue o site da empresa
    www.construbank.com.br

    ResponderExcluir
  36. Olá Geraldo, primeiramente parabéns por essa enciclopédia da habitação financiada,kkkk tô começando a pesquisar a respeito pq quero construir minha casa por esse método, primeira dúvida é: posso construir em área rural??? porque moro em um sítio, e sou concursado(a 6 anos) para trabalhar em zona rural, se eu me mudar eu perco o concurso. se possível me adiciona no facebook, seria mais fácil tirar alguma dúvida. de qualquer forma muito obrigado por todas essa informações contidas em seu blog.
    Meu facebook: https://www.facebook.com/doglas.ap
    Grato

    ResponderExcluir
  37. Anônimo14 outubro

    Nossa empresa CONSTRUBANK facilita todo o processo para conseguir o financiamento para sua obra ou construção desde a elaboração do projeto ate a conclusão da obra.
    WWW.CONTRUBANK.COM.BR
    um p

    ResponderExcluir
  38. Anônimo25 outubro

    Boa tarde ,que blog maravilhoso ,sanei minha dúvidas ,quanto a documentaçao, meu financiamento foi aprovado e agora o contrato já esta em cartorio , ja irei iniciar a obra ,gostaria de sua opinião quanto a compra dos materiais ,maneira de economizar ,to nhuma ansiedade só quanto aos recurso finaceiros ,ja qua na primeira etapa será propio,se puder me orientar ,até o final das etapas ,o que posso fazer para ter um bom andamento da obra. Grata!

    ResponderExcluir
  39. Gostaria de agradecer pelo blog que é maravilhoso. Vocês compartilham muitas informações relevantes aqui. Eu já tive que vencer todos esses processos burocráticos ao construir algumas casas anos atrás e tive que aprender tudo "na raça".

    É muito mais fácil com a ajuda de vocês.

    Parabéns pelo excelente trabalho, vou recomendar vocês no meu blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como calcular o INSS da obra

Como Financiar sua Construção pela Caixa Economica

O engenheiro não foi fazer a visita na obra, e agora ?